Para seguir basta ter e-mail e clicar em participar deste site!

Para seguir basta ter e-mail e clicar em participar deste site!

Seguidores

diga o que procura!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Você autoriza cópia do seu trabalho?

Bom dia!
Assunto polêmico esse de copiar não?

Li duas matérias essa semana, e resolvi falar um pouquinho sobre isso tambem, mas antes vamos a algumas definições que li no post da amiga Ana  Laura:


dicionário Michaelis tem os seguintes significados:
"criação 
cri.a.ção 
sf (lat creatione) 1 Ação ou efeito de criar, de tirar do nada. 2 Totalidade dos seres criados. 3 O universo visível. 4 Produção, obra, invento. 5 Estabelecimento, formação, fundação, instituição. 6 Amamentação de uma criança. 7 Educação. 8 Animais domésticos que se criam para alimento do homem. 9 Propagação da espécie. 10 Alvenaria de pedras miúdas e argamassa que serve de enchimento aos vãos deixados pelas pedras mais volumosas. 11 Nas agências de publicidade, o conjunto formado pelos departamentos de redação e de arte."
já,
"invenção 
in.ven.ção 
sf (lat inventione) 1 Ato ou efeito de inventar. 2 Coisa inventada; invento. 3 Criação ou sugestão de suposta realidade. 4 Achado, descobrimento. 5 Astúcia. 6 Manha, engano. 7 Mentira inventada para enganar. 8 Ficção, fábula, engano. 9 Ret Parte em que se ensina a achar e a escolher os meios de persuadir, convencer ou agradar. 10 Lit e Bel-art Parte da composição em que se imagina o assunto e se lhe dispõe e desenvolve o sentido e as partes acessórias. 11Sociol Combinação de elementos culturais existentes de maneira a constituir um elemento novo. Var: invento.
"plagiar 
pla.gi.ar 

(plágio+ar2) vtd 1 Cometer furto literário, apresentando como sua uma ideia ou obra, literária ou científica, de outrem: Acusaram Eça de plagiar Zola. 2 Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servil ou fraudulentamente."
(confira a postagem completa da Ana aqui!)

Ao meu ver fica tudo meio junto e misturado talvez por isso tanta polêmica sobre o assunto, mas antes do meu parecer vejam tambem o que li no post da Daniele Sinhorelli:
" É possível que não exista assunto mais polêmico para quem trabalha com manualidades do que “a cópia”. Difícil de definir, complicado de saber quem é o autor e quem está apenas se inspirando livremente, um prato cheio para a polêmica e a confusão."
então ela pergunta:
COMO APRENDER SEM COPIAR?
e separei um trecho do post dela:
"...seria a cópia uma das formas mais importantes do processo de aprendizagem?

Lembra do seus tempos de escola… Você sentava na carteira e passava boa parte da manhã copiando a lição que a professora passava na lousa. Mal ou bem, era assim que se aprendia. Junto com essa constatação, me veio um pensamento inquietante: muitas das crafters famosas que eu conheço partiram para uma nova etapa nas suas carreiras e agora estão não só vendendo e criando novos produtos, mas também estão ministrando aulas, ensinando suas técnicas para iniciantes ou entusiastas das manualidades.
Se você ensina o que sabe – e cobra por isso, está, sim, encontrando um meio de driblar as cópias. Ao invés de ficar sentada no ateliê reclamando da quantidade de pessoas que estão copiando o seu trabalho, você vai lá e cria cursos, mostrando como se faz e ganhando com isso. Quem antes poderia se aventurar a copiar com dificuldade e sem muito conhecimento, tem agora a chance de aprender do melhor jeito e fazendo a coisa certa.

O que não responde à dúvida crucial aqui, que é saber se copiar é mesmo uma boa forma de aprender. Claro que a resposta não é simples, porque envolve moral, ética e uma série de sentimentos totalmente humanos e contraditórios. Copiar para aprender pode, em primeira instância, ser algo bom. Se quem copia está querendo aprender, é positivo. O que não vale é copiar sem dar os créditos, se apropriar de ideias alheias sem acrescentar nada de novo e lucrar com isso..."
(confira a postagem completa da Dani aqui!)
Gostei bastante do dois post, e como fala nos dois isso é muito polêmico, minha  opinião é que não existe nada novo debaixo dos céus, toda "invenção" "criação" teve um ponto de partida uma "inspiração", então concordo com as grandes artesãs ao invês de perdermos nosso tempo brigando sobre este assunto, que tal passarmos a frente o que sabemos? Não precisamos de alguem para nos ensinar o que sabemos hoje? Eu adoro quando vejo pessoas se inspirando no meu artesanato, fico muito feliz mesmo, pois ninguem copia o que não gosta  certo?
Claro que tem pessoas que saem copiando, imitando, e depois dizem que elas é que inventaram, criaram, sem se quer citarem  onde aprenderam ou se inspiraram  e tudo mais, isso chatea sim, mas é uma questão de personalidade, conciência, cada um tem a sua, e nisso  não podemos intervir, mas caso  você se ofenda com isso, minha dica é:
Procure novas inspirações, aprenda com outros criadores, se supere, inove, cresça, e depois divida com outros, você  só terá a crescer.
No mundo do artesanato quanto mais dividimos mais multiplicamos, pois cada um tem uma ideia, um olhar diferente, algo para acrescentar, e com isso o mundo é quem ganha pois a cada dia algo novo, criativo e lindo surge, e fazemos para nós um lugar melhor!

e caso você desejo hoje se inspirar com lindos trabalhos, convido a  visitar minha page (aqui) e torço para que quando a inspiração chegar ela te encontre trabalhando (Picasso)

10 comentários:

  1. Quem dividi o que sabe, ganha muito mais do que perde...
    Amo seu trabalho, aproveito muito os seus gráficos... E peço a Deus que multiplique os seus dons...
    Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Na era da internet fica difícil controlar tudo o que postamos,mas penso que o sol nasce para todos e há encomendas para todos aqueles que fazem seus trabalhos com capricho e perfeição,concordo com tudo o que foi escrito.Não sei se estou certa, mas temos mais a ganhar dividindo nossos conhecimentos!!!!Bjs e obrigada por dividir conosco todo o seu dom e talento.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Dinha, amei o seu post e suas reflexões. Acho que o pior de tudo é não dar o crédito a sua fonte de inspiração. Penso que temos que respeitar os direitos autorais, no meu caso que faço ponto cruz, temos que comprar as revistas e não scanear os gráficos, enfim esse tipo de coisa. Mas todo mundo sempre copia uma idéia, se inspira em um trabalho de outra artesã, só não pode deixar de dar o devido crédito. Vim te desejar um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Claudia, é complexo falar sobre cópias, não há como impedir, mas o que precisamos aprender é a mencionar a fonte, respeitando, sempre a origem daquele trabalho. O que temos visto e não acho correto, são pessoas copiando a imagem e postando como trabalhos seus, isso não é correto.
    Não tenho mente criativa, tudo que faço, foi aprendido em aulas ou retirado de revistas. Atualmente estou participando do curso de Fundamentos do Patchwork, da Ana Cosentino e, estou aprendendo o que nunca me havia sido passado. Gosto muito de costura, mas sempre tive dificuldade com o acabamento, estou esperando conseguir fotografar, para postar no blog. Admiro cada profissional que me ensina e nunca deixo de mencionar o nome, respeito meus mestres.
    É muito bom tocar nesse assunto, porque fico muito admirada com a sua generosidade em oferecer gráficos criados por você e também as fotos de seus trabalhos, acredito que quanto mais ensinamos, mais talento nos é acrescentado, porque nossa mente expande.
    Agradeço e desejo que seja sempre muito abençoada, tenha um excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Concordo!! Mais infelizmente falta muito bom censo, respeito.
    Porquê se cada um de nós respeitássemos o proximo, não existiria abusos...
    Mas como muitos acham q por estar na net não tem dono, né?!
    Fica muito complicado.
    Bjos flor, que seu fim de semana seja de bençãos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Demoro um pouco a responder mas respondo todos os comentários, quem quiser visite minhas outras páginas
https://www.facebook.com/dinha.pontocruz/
https://www.instagram.com/dinhapontocruz/
ou ainda me mande um e-mail:
pmcdesigners@hotmail.com.br
Bjs Claudia Alves(Dinha Ponto Cruz)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba atualizações no seu e-mail, inscreva-se: