Para seguir basta ter e-mail e clicar em participar deste site!

Para seguir basta ter e-mail e clicar em participar deste site!

Seguidores

diga o que procura!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Os Três Macacos Sábios Ponto Cruz

Para começar a semana pensando...
Conhecidos como “Iwazaru (o que veda a boca), “Mizaru” (o que fecha os olhos), e “Kikazaru” (o que tapa os ouvidos) , os três macaquinhos são a materialização de um belo provérbio japonês segundo o qual não se deve “fala o mal”, “ver o mal” ou “ouvir o mal”.

"Cada um cobre uma parte diferente do rosto com as mãos. Um cobre os olhos, outro as orelhas e o outro a boca. A representação é originária da China. Foi introduzida no Japão, no século VIII, por um monge budista. A máxima que ela implica é “não ver, não ouvir e não dizer nada de mau”. Foi adotada por Gandhi, que levava sempre consigo os três macaquinhos, o cego, o surdo e o mudo – Mizaru, Kikazaru e Iwazaru.


Eles ensinam a não enxergar tudo o que vemos, não escutar tudo o que ouvimos e não dizer tudo o que sabemos. Noutras palavras, ensinam a selecionar e a conter-se. Isso é decisivo para uma atitude construtiva, mas não é fácil. Somos impelidos a focalizar o que nos prejudica – impelidos por um gozo masoquista ao qual temos de nos opor continuamente. Só a consciência disso permite não sair do caminho em que a vida desabrocha."(.)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba atualizações no seu e-mail, inscreva-se: